Resenha: Assassinato no Expresso do Oriente - Agatha Christie

Título: Assassinato no Expresso do Oriente
Autora: Agatha Christie
Editora: Nova Fronteira
Gênero: Romance Policial
Número de páginas: 200
Pontuação: ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
() Favoritado!

Sinopse: Nada menos que um telegrama aguarda Hercule Poirot na recepção do hotel em que se hospedaria, na Turquia, requisitando seu retorno imediato a Londres. O detetive belga, então, embarca às pressas no Expresso do Oriente, inesperadamente lotado para aquela época do ano. O trem expresso, porém, é detido a meio caminho da Iugoslávia por uma forte nevasca, e um passageiro com muitos inimigos é brutalmente assassinado durante a madrugada. Caberá a Poirot descobrir quem entre os passageiros teria sido capaz de tamanha atrocidade, antes que o criminoso volte a atacar ou escape de suas mãos.

Nessa obra, emergimos num Expresso que estava a caminho de Londres. Hercule Poirot. O excepcional detetive, criado por Agatha, precisou embarcar no Expresso do Oriente que estava mais cheio que o rotineiro para aquela época. E fez o destino (ou não?) em que um dos maiores detetives da história estava presente justamente ali, onde ocorreria um crime sem precedentes.

O crime é teoricamente simples, porém, bastante cruel: Depois de uma parada devido a uma forte nevasca que impossibilitou o expresso de seguir sua viagem, Mr. Ratchett foi encontrado morto em sua cabine, no meio da noite, com 12 facadas. Mesmo com inúmeras pistas deixadas no local do crime, ele poderia ser considerado aparentemente perfeito. Quem seria capaz de tamanha atrocidade e por qual motivo? Essa é a missão do detetive Poirot para solucionar o caso.

"O impossível não pode ter acontecido; portanto, o impossível deve ser possível apesar das aparências. (...) Não se pode fugir dos fatos."

A narrativa foi feita em terceira pessoa, mas o narrador só introduz as falas dos personagens e comenta por cima as ações de cada um. Ele não participa da história, apenas observa. No fim, o leitor conhece apenas aquilo que Poirot decide compartilhar com seus companheiros que estão o ajudando a desvendar o crime, deixando a grande revelação apenas para o final.

Eu não fazia ideia de quem era o assassino e durante muitas partes não tinha nem sequer um suspeito em mente. Muitas pistas falsas foram colocadas na cena e muitas mentiras foram ditas pelos passageiros. Realmente, o final foi uma surpresa, mas também foi extremamente bem bolado e todas as pontas soltas foram explicadas.

"Se confrontado com a verdade, qualquer um que tenha mentido, em geral, confessa, com frequência por pura surpresa. É apenas necessário adivinhar certo para produzir este efeito."

Gostei bastante do personagem Hercule Poirot e de seu humor irreverente. Do jeito simples e hábitos bem comuns, ele nos instiga a realmente pensar sobre cada descoberta feita e a sua real consequência. Já adianto a você, leitor: que é preciso prestar atenção aos mínimos detalhes. Eu lia coisas que, aparentemente, eram sem importância, mas que no final acabaram sendo cruciais para o desfecho do caso. É incrível como tudo parece estar entrelaçado quando você chega ao final do livro. 

A autora divide o livro em três partes, sendo a primeira delas responsável por nos apresentar os fatos, a segunda os testemunhos (depoimentos) de cada passageiro do trem e a terceira, e última parte, nos apresenta as reflexões de Poirot e o desfecho final da história. Os capítulos são curtos e a leitura flui naturalmente.

O livro virou um dos meus favoritos.


Autor da resenha: Luan Henrique de Almeida

10 comentários :

  1. Olá!
    Ainda não tive a oportunidade de ler obras policiais. Gostei da forma que você escreveu sobre o livro, pois muitas vezes quando estamos lendo certas coisas passam despercebidas, por isso a necessidade da atenção aos detalhes.

    ResponderExcluir
  2. Oiii Luan!!
    Minha consciência pesa toda vez que vejo uma resenha de Agatha Christie, nunca li nada dessa autora e nem sei por qual livro começar!
    Esse parece ser um livro excelente, espero um dia ler alguma obra dessa autora..

    Beijinhos!!
    Amanhecer Literário

    ResponderExcluir
  3. Olá Luan!
    Eu sempre ouço falar dessa escritora, mas nunca li um livro dela. Um gosto de histórias policiais, mas que tenha romance. Não sei se é o caso desse livro. Eu ainda vou ler algum livro dela para ver se vou me agradar da escrita.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  4. Super quero ler!! =D adorei a resenha! ;)

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Olha só, nunca fui fã de livros de mistério policial, mas Agatha é especial, ela é diva.
    Quando li esse livro, adorei.
    Lendo sua resenha deu vontade de reler, pois minha leitura foi há uns 15 anos atrás o.O
    Vou colocar no carrinho de compras, pois quando lia a autora eram livros que emprestava da biblioteca da minha escola, vergonhosamente não tenho nenhum na minha estante =/
    Mas obrigada pela seção nostalgia.
    Beijos!
    Vivi

    ResponderExcluir
  6. Olá Luan,

    Agatha Christie é simplesmente surpreendente, minha irmã adora os livros dela e já leu vários. Eu me descobri gostando de gênero policial recentemente e penso em me aventurar pelo mundo da Agatha e talvez por este que vc nos presenteou com esta resenha objetiva e completa.

    Bjo
    Tânia Bueno Faces

    ResponderExcluir
  7. Em relação a autora, minha primeira experiência foi com "Morte no Nilo" que gostei muito. Tenho outros para ler e em breve farei.
    Abraços

    Blog Clichê Imperial

    ResponderExcluir
  8. Você acredita que nunca li nada da autora?? Eu amo livros policiais,mas nunca chego a nenhum da Agatha . Esse livro parece ser rápido e leve, de fácil entendimento e a leitura parece fluir,amo livros assim e acho que esse vai direto para o topo da minha lista de leituras.

    Adorei a resenha...


    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bom?
    Adoro esse livro! rs A história tem uma narrativa rápida, fluida e quando o mistério é desvendado, ficamos de queixo caído! rs Foi meu primeiro contato com a escrita da autora e também se tornou um de meus favoritos do gênero ^^
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Amo demais esse livro! Um dos melhores dela, sem dúvida :)

    ResponderExcluir