Tag - Momento Nostálgico

Olá, pessoal! Recentemente o Blog CDL foi marcado em uma Tag pelo Blog parceiro Estante Predileta, da Bruna Martins, que consiste em relembrar algo do seu passado, escrevendo um texto que exponha algum fato que deixe no ar aquele sentimento de nostalgia.

A Tag foi criada pelo Blog 7Seasonsblog. Adorei a proposta e não poderia deixar de responder.

Resolvi escrever algo diferente para abordar no texto. A minha escolha foi tratar de um tema polêmico relacionado a músicas pejorativas e o quanto elas podem influenciar no desenvolvimento social da criança, comparando com um momento nostálgico da minha vida.


TEXTO: Músicas Pejorativas X Aprendizado Musical


Desde pequeno sempre fui apaixonado por música, essa paixão começou até bem antes dos livros surgirem em minha vida. Sempre tive um elo muito forte com ela e sei que isso me moldou, fazendo com que aprendesse certas lições e tivesse momentos maravilhosos em minha infância.

Na minha época de criança, as músicas eram totalmente diferentes das músicas atuais que fazem sucesso e tocam por aí. Não estou criticando o gosto e nem muito menos o estilo musical de ninguém, pois acredito que cada um tem o seu e que o mesmo deve ser respeitado. Liberdade de expressão existe para isso, não é mesmo?

Atualmente, encontramos no nosso âmbito musical a grande força da música sertaneja que a cada dia cresce e se transforma, temos ainda a incidência do Pop presente, o Funk, Rock, Samba, Pagode, Forró... Enfim, uma infinidade de estilos musicais. A minha crítica não é em relação a nenhum desses estilos, mas a utilização por meio de algumas delas para usar de palavras e insinuações pejorativas, seja na questão da violência, relacionamentos amorosos, consumo de drogas, vida sexual e por aí vai...

Infelizmente, as músicas que nossas crianças tem escutado nas escolas e, principalmente, em casa, são de assustar e os pais não estão antenados a esta situação. É nesse tipo de música que devemos ter o maior cuidado para que não chegue aos ouvidos dos pequenos, pois sabemos o quanto isso pode influenciar em seu caráter, vida social e na sua formação como indivíduo.

Sabemos que a música tem o poder de influenciar pessoas e mudar comportamentos e mentalidades. As músicas que a mídia tem disseminado para nossas crianças tem transformado negativamente a mente e o comportamento delas.

Tenho muitas saudades da minha infância, em que as músicas que eu ouvia não tinha nenhum vestígio de maldade, sejam elas cantigas de roda, infantis... Gostaria muito que isso não se perdesse com o tempo. Enfim, esse é o meu desabafo!


"Quando se ouve boa música fica-se com saudade de algo que nunca se teve e nunca se terá." - Samuel Howe.



Autor do texto: Luan Henrique de Almeida

1 comentários :

  1. Finalmente consegui prestigiar a resposta da tag do meu parceiro! ehehhe Estava super curiosa já! :)
    Eu adorei o modo como vc usou a tag pra expor um assunto tão importante! É sempre delicado criticar um gênero (seja ele musical, literário, cinematográfico..) as pessoas muitas vezes tomam como algo particular, mas eu entendo perfeitamente a proposta da sua narrativa e vc tomou o cuidado de não ofender ninguém! Também acho que letras abusivas influenciam sim o crescimento sadio das crianças. Já que é praticamente impossível que os responsáveis protejam os ouvidos das crianças a todo o tempo, acho que seria super importante ter isso em casa: ter música de qualidade e diversificada, tem cantigas próprias pra idade, com historinhas e lições para cada faixa etária! Eu tive a sorte de ter uma mãe assim...Quem dera todos pudessem desfrutar de igual vivencia! :) Parabéns Luan! Vc escreve super bem! Beijinhos

    ResponderExcluir