Resenha: Harry Potter e a Pedra Filosofal (HP #01) - J. K. Rowling

Título: Harry Potter e a Pedra Filosofal (HP #01)
Autor (a): J. K. Rowling
Editora: Rocco
Gênero: Fantasia/Infantojuvenil
Número de Páginas: 224
Edição: 2015

Sinopse: A vida do menino Harry Potter não tem um pingo de magia. Ele vive com os tios e o primo, que não gostam nem um pouco dele. O quarto de Harry é, na verdade, um armário sob a escada, e ele nunca comemorou um aniversário sequer em onze anos. 

Até que, um dia, Harry recebe uma carta misteriosa, entregue por uma coruja: um convite para estudar num lugar incrível chamado Escola de Magia e Bruxaria Hogwarts. Lá ele vai encontrar não só amigos, esportes praticados em vassouras voadoras e magia para todo lado, como também seu destino, que espera por ele desde que nasceu.... Se ele sobreviver a tudo que está descobrindo, é claro.


Harry Potter vive com os tios Dursley, onde é constantemente maltratado até completar seus onze anos de idade. É com essa idade que o jovem bruxo começa a receber cartas da escola de Hogwarts. Na noite de seu aniversário, Harry é visitado por Hagrid, um gigante que trabalha para o diretor de Hogwarts, o qual revela que Harry é filho de bruxos e foi convidado a ingressar na escola de bruxaria. A verdade é toda revelada a Harry Potter, que seus pais foram mortos pelo terrível bruxo Voldemort e que a sua cicatriz era a marca da tentativa de assassinato que Harry sofrera quando bebê. Esse primeiro livro tem como objetivo apresentar ao leitor os principais personagens da série e a história do personagem principal, Harry.

“-Tome, coma um pastelão - disse Harry, que nunca tivera nada para dividir com alguém antes, aliás, nem ninguém com quem dividir. Era uma sensação gostosa, sentar-se ali com Rony, acabar com todas as tortas e bolos de Harry. ”

Harry, em seu primeiro ano “escolar” na escola de bruxaria, é apresentado a Ronald Wesley e Hermione Granger, seus futuros melhores amigos. Também lhe é apresentado o mundo dos bruxos, em que descobre que é muito famoso por ter sobrevivido ao ataque de Voldemort.

“- Todo o mundo acha que sou especial - disse finalmente. - Todas aquelas pessoas no Caldeirão Furado, o Prof. Quirrell, o Sr. Olivaras... mas eu não conheço nadinha de mágica.Como podem esperar grandes feitos de mim? Sou famoso e nem ao menos me lembro o porquê. ”

Após várias aventuras, os garotos descobrem que a pedra filosofal, que segundo a lenda tem o poder da imortalidade, está guardada na escola de Bruxaria. Desconfiados que um professor da escola está tentando roubar a pedra, decidem eles mesmos a protegerem.

“Não faz bem viver sonhando e se esquecer de viver, lembre-se.” - Alvo Dumbledore.


Harry Potter em si é uma série de livros que fala principalmente sobre amizade. Harry Potter e a Pedra Filosofal é o primeiro livro de uma série de 7 livros (e 1 roteiro), escritos pela escritora britânica J. K. Rowling. Fiz a leitura desse primeiro livro quando tinha 10 anos de idade e agora com 21 anos resolvi fazer a releitura dessa série que marcou a minha geração e foi uma das grandes motivações para que eu emergisse no universo literário. Uma leitura nostálgica e mega envolvente. No final deixou até aquele sentimento de emoção por estar revendo esses personagens tão queridos e que de certa forma fizeram parte da minha infância.


Jamais esquecerei do Harry e da Hermione (minha personagem favorita dos livros). Confesso que, durante essa releitura aprendi a gostar (um pouquinho) do Rony. Mesmo que eu ainda o ache um bobalhão, pude perceber com mais maturidade a lealdade dele pelos seus amigos e o comprometimento para ajudá-los.

Super recomendo essa leitura! E para aqueles que só assistiram ao filme, uma coisa eu afirmo: há muita coisa no livro que não tem no filme (óbvio), sendo assim LIVRO primeiro “Always”. Trata-se de um livro cheio de surpresas e com uma narrativa que não deixa espaço para o tédio. Lerei muitas e muitas outras vezes, com certeza! 

Próximo Livro:

2 comentários :

  1. Sensacional. Lendo esta resenha me veio uma vontade imensa de reler a obra. Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
  2. Ai eu amo HP vendo sua resenha me deu vontade de começar logo minha releitura para fazer as minhas resenhas. Prevejo vídeos longoa kkkkk

    ResponderExcluir