Resenha: Beleza Perdida - Amy Harmon

Título: Beleza Perdida
Autor (a): Amy Harmon
Editora: Verus
Gênero: New Adult
Nº de Páginas: 336
Edição: 2015



Sinopse: Ambrose Young é lindo, alto e musculoso, com cabelos que chegam aos ombros e olhos penetrantes. O tipo de beleza que poderia figurar na capa de um romance, e Fern Taylor saberia, pois devora esse tipo de livro desde os treze anos. Mas, por ele ser tão bonito, Fern nunca imaginou que poderia ter Ambrose... até tudo na vida dele mudar. Beleza perdida é a história de uma cidadezinha onde cinco jovens vão para a guerra e apenas um retorna. É uma história sobre perdas - perda coletiva, perda individual, perda da beleza, perda de vidas, perda de identidade, mas também ganhos incalculáveis. É um conto sobre o amor inabalável de uma garota por um guerreiro ferido. Este é um livro profundo e emocionante sobre a amizade que supera a tristeza, sobre o heroísmo que desafia as definições comuns, além de uma releitura moderna de A Bela e a Fera, que nos faz descobrir que há tanto beleza quanto ferocidade em todos nós.

O enredo traz a história de Fern, o patinho feio da trama e a sua paixão antiga por Ambrose, o jovem galã e herói da pequena cidade em que vivem. Muitas garotas se interessam por Ambrose, mas Fern não está apaixonada apenas por sua beleza, ela ama o pacote completo: a voz, os longos cabelos, a dedicação, o meio sorriso, o silêncio e até as citações literárias. Eles se conhecem desde pequenos, possuem um grande amigo em comum e estudam na mesma escola, porém, Fern sabe que Ambrose nunca poderá ser dela, porque ela se acha feia. Não importa sua bondade, seu amor incondicional, seu talento para escrita ou seu bom-humor, o que importa é o corpo que a reveste, um corpo que nunca atrairá Ambrose.


“(...) E então nós suportamos. Temos fé de que há um propósito. Esperamos pelas coisas que não podemos ver. Acreditamos que há lições na perda, poder no amor, e que temos dentro de nós o potencial de uma beleza tão magnífica que o nosso corpo não pode contê-la.”


Até que ao final do colegial, Ambrose Young e mais quatro amigos resolvem ir para a guerra no Iraque defender o seu país após os atentados do 11 de Setembro. Anos depois ele retorna com muitas cicatrizes pelo corpo e com o rosto deformado. Ele não é mais o mesmo Brosey e jamais voltará a ser. E Fern finalmente ficou linda,  ganhou corpo, o cabelo ruivo cresceu e continua a mesma pessoa doce e inteligente, porém agora uma mulher. Será que a beleza pode mudar o coração das pessoas? Será que o amor continua mesmo quando a beleza se vai?

“- Você é uma garota estranha, Fern Taylor [...]. Você lê romances de sacanagem e cita a Bíblia. Não tenho certeza se consigo entender qual é a sua.
- A Bíblia me conforma, e os romances me dão esperança.”


Nesse conjunto de personagens tão intensos, foi difícil me manter sem nenhuma lágrima escorrendo pelo rosto. “Beleza Perdida” me conquistou de tal maneira que não tive chances a não ser rever meus conceitos e o modo como eu enxergo a vida. Diferente de muitos livros New Adult, este tem algo mais para contar do que simplesmente uma história de amor. 

A escrita de Amy Harmon é impecável, todos os personagens são muito bem escritos, tanto os principais como os secundários, e o desenrolar da trama acontece na velocidade perfeita. Mesmo sendo uma história triste, este livro é muito reflexivo. Bailey, melhor amigo de Fern, na minha opinião, é o ponto alto desta história. Um jovem que poderia ser ranzinza e chato, mas, apesar das suas dificuldades, esbanja felicidade e vontade de viver.


Me senti profundamente agradecido por ter lido esse livro. Levarei cada passagem dele no meu coração e espero sinceramente que todos vocês tenham a oportunidade de ler essa história e se emocionar com esses personagens tão encantadores e tão merecedores da felicidade. Recomendo a leitura e não se esqueçam de que na maioria das vezes o que a beleza exterior conquista, a personalidade pode destruir.

3 comentários :

  1. Uau! Não sei porque mas qunado li o nome e vi a capa, pensei em A Bela e a Fera hahaha eu amei sua resenha e fiquei com muita vontade de ler! Concordo com cada palavra que você disse ao final: a beleza acaba, mas a personalidade permanece! Parabens! Beijos, Yasmim.

    Blog: http://literarte.blog.br
    Insta: instagram.com/blogliterarte
    Twitter: twitter.com/yasmimsaks

    ResponderExcluir
  2. Esse é um dos livros encalhados na minha estante e a cada resenha que leio, a minha vontade de conhecer essa história só aumenta...
    Amei a forma como vc falou da história!

    ResponderExcluir
  3. cara ta TODO mundo lendo esse livro, já li umas 10 resenhas dele do mês de outubro para cá, kkkkk overdose desse livro e ainda nem li kkkkkkkkkkk
    adorei a resenha aqui

    ResponderExcluir