Resenha: Mentira Perfeita - Carina Rissi

Título: Mentira Perfeita
Autor (a): Carina Rissi
Editora: Verus Editora
Gênero: Chick-lit/Romance
Nº de Páginas: 461
Edição: 2016



Sinopse: Com Mentira Perfeita, Carina Rissi prova mais uma vez que o seu forte é contar boas histórias, com ritmo acelerado e repletas de paixão, humor e reviravoltas. Júlia não tem tempo para distrações. Ela é brilhante e sempre se esforça para ser a melhor naquilo que faz; por essa razão, sua vida pessoal acabou ficando de lado. Algo que sempre preocupou sua tia Berenice. Gravemente doente, a mulher teme que Júlia acabe completamente sozinha quando ela se for. Júlia faria qualquer coisa qualquer coisa mesmo! por tia Berê e, em seu desespero para agradar a única mãe que já conheceu, inventa um noivo enquanto torce por um milagre... E então o milagre acontece: Berenice se recupera e, assim que deixa o hospital, gasta todas as suas economias com o casamento dos sonhos para a sobrinha. Como Júlia pode contar a ela que mentiu, com a saúde da tia ainda tão frágil? É quando Júlia conhece Marcus Cassani. Ele é irritantemente cínico, mulherengo e lindo de um jeito que a deixa desconfortável. Marcus também está enfrentando problemas, e um acordo entre eles parece ser a solução. Tudo o que Júlia sabe é que deveria se afastar de Marcus. Mas seu coração tem uma ideia muito diferente... Mentira Perfeita é um spin-off de Procura-se Um Marido, uma história que se passa no mesmo universo da primeira. Aqui você vai conhecer novos personagens inesquecíveis, além de rever aqueles que já moram no seu coração.



*Mentira Perfeita é um Spin-off de Procura-se um Marido. É uma história que começa depois de Procura-se um Marido, mas com personagens principais diferentes.

A história se concentra em torno do casal Júlia e Marcus Cassani, o irmão mais novo do Max Cassani, de Procura-se um Marido. Desde que foi abandonada pela mãe quando criança, Júlia mora com sua tia Berê, uma senhora alegre, amorosa e que não vê a hora da sobrinha se casar. Depois que a tia tem mais um ataque do coração e quase morre, Júlia é obrigada a inventar uma mentirinha para tentar manter a tia viva. Sem pensar muito no que diz, a jovem fala para a tia que conheceu o homem da sua vida e que está prestes a se casar. Só que depois dessa revelação bombástica, Berê volta a se sentir alegre para lutar pela vida e se recupera milagrosamente. O único problema é que, com medo da tia piorar se contar a verdade, Júlia precisará encontrar um noivo de mentira. E é a partir daí que o Marcus entra nessa história toda.

"Uma mentirinha de nada não podia ter consequências tão graves assim."


Depois que sofreu um acidente de moto e perdeu o movimento das pernas, Marcus tem lutado para voltar a ser independente. Com uma família superprotetora e amorosa, o jovem sofre para fazer as coisas da sua maneira, por isso, alugou um apartamento e decidiu ir morar sozinho. Contudo, após um episódio vergonhoso que levou sua família a acreditar que ele tentou se matar, Marcus só conseguirá morar sozinho se encontrar uma babá. E é aí que Júlia tem seu envolvimento. Em um acordo vantajoso para ambos, Marcus fingirá ser o noivo apaixonado e perfeito para Júlia, enquanto ela deverá fingir ser uma cuidadora atenciosa e presente. Porém, o fingimento não durará muito e logo eles estarão envolvidos em uma mentira com mais cara de verdade (se é que vocês me entendem!).

“Como não percebi antes que aquele calor insuportável era atração? Tudo bem, o Dênis estava certo. Eu nunca tinha me sentido assim antes, mas mesmo assim. Como podia ter pensado que se tratava de uma alergia?”

Mentira Perfeita é um livro extremamente divertido, envolvente e ligeiramente apaixonante. Amo a capacidade que a autora tem de nos fazer experimentar na pele algumas das emoções geradas pelo amor. A trama tem seus clichês (daqueles bem típicos dos chick-lits), mas nada disso esconde o encanto dessa narrativa tão cativante e bem-humorada. Fora que, além de tanto humor e paixão, o livro conta também com vários pontos de reflexão que só deixam a leitura ainda mais prazerosa.


O que mais me cativou na obra foi a narrativa da Carina Rissi. Assim como acontece com o primeiro livro (Procura-se um Marido), simplesmente não consegui parar de ler Mentira Perfeita. Comecei a leitura depois de uma terrível ressaca literária, portanto, foi um alívio encontrar uma história capaz de me prender desde a primeira página. Além disso, amei a construção do romance entre os protagonistas. Existe algo de mágico na escrita da Carina que nos faz experimentar as emoções vivenciadas por seus personagens.

Outro ponto favorável ao livro, foi o fato da autora abordar em seu livro a respeito das dificuldades que um cadeirante enfrenta, e amei ainda mais como através do Marcus podemos conhecer um pouco mais das limitações, bem como das liberdades de ser um cadeirante.

“– Você vai continuar sendo você, Marcus – ele falou, sem hesitação. – Não importa qual seja o resultado. Quando você se der conta disso, tudo vai ficar mais fácil.”

Entretanto, o único ponto negativo do livro foi que a autora acabou deixando passar a oportunidade de amadurecimento da sua personagem principal, que ao invés de superar seus traumas e medos, terminou o livro quase exatamente como começou. Claro que isso não compromete a leitura e tira o brilho da história, apenas nos faz refletir que o livro poderia ter sido um pouco mais verídico em alguns momentos.

Enfim, a história é romântica, divertida, apaixonante e mais reflexiva do que a maioria dos chick-lits que eu já li. Curti o Marcus do começo ao fim (ao contrário do Max que não tinha me cativado no primeiro livro), e amei mais ainda poder rever meus amados personagens de Procura-se um Marido. RECOMENDO fortemente a leitura!

4 comentários :

  1. Ameeeei esse livro também! Procura-se ainda é o meu favorito mas esse fica bem próximo também,a forma como ela tratou assuntos importantes como a dificuldade de locomoção dos cadeirantes foi demais. Esse também é um dos livros mais divertidos da Carina, eu ri muito em quase todas as cenas da Tia Berê que figura!!! Enfim é um daqueles livros que você recomenda para geral!

    ResponderExcluir
  2. Achei tão fofo e divertido esse livro mas digo e repito Procura-se um marido é o meu favorito de todos os livros da Carina. 5O pontos para ela por ter colocado um cadeirante como protagonista e mostrar um pouquinho do que eles enfrentam no dia a dia.

    ResponderExcluir
  3. esse livro <3
    muito amorzinho, amo ele
    Carina no seu melhor com esse e Procura-se Um Marido
    super animada para o próximo livro da autora

    ResponderExcluir
  4. Esse livro é muito amor, é um dos meus preferidos da Carina, foi uma leitura maravilhosa e acho que por ser uma certa continuação de Procura-se seu marido me fez amar mais ainda...!

    ResponderExcluir