Resenha: Cinder - Marissa Meyer

Título: Cinder (Crônicas Lunares #1)
Autor (a): Marissa Meyer
Editora: Rocco
Gênero: Distopia/Fantasia
Nº de Páginas: 448
Edição: 2013


Sinopse: Num mundo dividido entre humanos e ciborgues, Cinder é uma cidadã de segunda classe. Com um passado misterioso, esta princesa criada como gata borralheira vive humilhada pela sua madrasta e é considerada culpada pela doença de sua meia-irmã. Mas quando seu caminho se cruza com o do charmoso príncipe Kai, ela acaba se vendo no meio de uma batalha intergaláctica, e de um romance proibido, neste misto de conto de fadas com ficção distópica. Primeiro volume da série Crônicas Lunares, Cinder une elementos clássicos e ação eletrizante, num universo futurístico primorosamente construído.


Cinder é uma ciborgue. Quando criança foi adotada e não lembra de muita coisa de quando era totalmente humana. Ela trabalha como mecânica em Nova Pequim, sustentando sua madrasta e suas meia-irmãs com o trabalho que faz. Obviamente, a madrasta Adri não gosta nada da nossa personagem e a única irmã que tem sentimentos positivos por ela é a doce Peony. 


Em um certo dia, o príncipe Kai aparece na tenda de Cinder pedindo para que ela conserte a sua andróide, tutora, que guarda alguns segredos. Até então, a única surpresa é o príncipe ter ido pessoalmente até lá, mas pouco depois dele sair acontece uma agitação na feira e isso não traz boas notícias em Nova Pequim. O local está infectado com uma praga chamada lemutose que cria manchas azuis no corpo de quem a contrai. Não existe cura (ainda). 



Além dessa visão nova da Terra, temos também Luna. A Lua foi conquistada e habitada pelo nosso planeta, só que Luna se tornou extremamente poderosa entre os planetas. Uma representante de Luna vem até a Terra depois de dada situação, procurando finalmente criar uma aliança que trará paz entre os dois locais. Sendo que a partir daí conhecemos então a Rainha Levana. 

"Vaidade é um fato, mas é mais questão de controle. É mais fácil induzir os outros a acreditar que você é lindo se você puder se convencer de que você é lindo. Mas espelhos têm um jeito incomum de dizer a verdade."

A Rainha Levana é nitidamente uma lunar, e os lunares tem habilidades, poderes por assim dizer de manipulação. Seja de pensamento ou sentimento. Ela não é exatamente amada em seu planeta, mas nada que uma manipulação resolva. Levana tem uma reputação manchada, pois todos a apontam como responsável por matar a irmã e a sobrinha para alcançar o trono.

E uma guerra está prestes a ser travada, e para evitar que isso aconteça, o príncipe Kai precisa se casar com a rainha de Luna. Mas ele passa a desenvolver sentimentos por Cinder, e ela por ele, fazendo com que tudo fique cada vez mais complicado.

A trama é entremeada de segredos e muito suspense que vão te deixando cada vez mais preso e isso se o romance fofo entre os protagonistas não tiver sido o suficiente. Eu amei cada detalhe desenvolvido por Marissa, ela me encantou com seu ambiente distópico, a mistura de robôs, humanos e alienígenas. Gostei bastante da Cinder, ela é muito forte e só deseja levar uma vida normal e tranquila, como qualquer outra adolescente de sua idade, mas ao mesmo tempo ela mostra o quanto ela deseja ajudar aos outros, como está disposta a lutar por isso, e como seus sentimentos são verdadeiros, mesmo quando ninguém acreditou que ela poderia tê-los. O romance entre ela e o príncipe é construído de forma gradual, a amizade que eles começam a construir, a confiança que depositam um no outro, a maneira como ele demonstra não estar preocupado com a aparência, mas sim em quem ele pode confiar, deixa a história cada vez mais envolvente e encantadora.

"Ouvi dizer que quando os cidadão são desobedientes, em geral há uma boa razão para isso."

O final do livro nos deixa ávidos pela continuação que se chama Scarlet, estou mega curioso para saber como a autora irá conduzir a trama, pois essa série tem muito potencial e não é atoa que recebe bastante elogios. Essa fantasia entrou para o meu rol de favoritos, há muito tempo que eu não lia algo viciante e com uma narrativa apaixonante. Recomendo essa releitura de Cinderela muito bem bolada.


Próximo livro:
Resultado de imagem para scarlet marissa meyer

1. Amazon
2. Saraiva


0 comentários :

Postar um comentário