Resenha: Confissões de Um Garoto Tímido, Nerd e (Ligeiramente) Apaixonado - Thalita Rebouças

Título: Confissões de Um Garoto Tímido, Nerd e (Ligeiramente) Apaixonado.
Autor (a): Thalita Rebouças
Editora: Arqueiro
Gênero: Romance/Infantojuvenil
Nº de Páginas: 304
Edição: 2017

Sinopse: Davi está no segundo ano do ensino médio e finalmente tomou coragem para iniciar o curso de astrologia que sempre quis fazer mas nunca teve coragem de admitir, por medo de sofrer preconceitos. Entre signos e mapas astrais, conhece Milena, uma menina incrível, que o deixa encantado com seu jeito apaixonante. Tetê, melhor amiga de Davi, o incentiva a investir no relacionamento, mas vencer a timidez é um desafio para ele. Ajudar Zeca, seu amigo que passa por problemas amorosos, também é uma dificuldade, pois Davi é inexperiente no assunto.
No final do primeiro semestre, entretanto, uma novidade causa um rebuliço na turma: Samantha, colega de classe do trio, apresenta Gonçalo, que mora em Portugal e veio passar as férias de verão europeu na casa dela, no Rio de Janeiro.
A chegada do estrangeiro tem efeitos inesperados, e Davi e seus amigos passam a lidar com questões que nunca imaginaram ter que enfrentar.


A história do nosso protagonista, Davi, é ambientada no Rio de Janeiro. No auge dos seus 16 anos, esse jovem estudioso, porém tímido, conta com o amor de sua avó, seu irmão Dudu e seus dois melhores amigos Tetê e Zeca.

A nossa querida Tetê já teve sua história contada em Confissões de uma garota excluída, mal-amada e (um pouco) dramática, porém, podemos acompanhar mais um pouco de sua história já que, além de melhor amiga do Davi, é também namora Dudu, irmão do protagonista.

"Ninguém tem nada a ver com a minha vida sentimental. Eu tô farto de ser alvo de brincadeirinhas ridículas. Sempre foi assim, desde pequeno. As pessoas, por me acharem muito sério e compenetrado nos estudos, muito na minha, pensam que eu nunca vou ter vida amorosa, sexual, sei lá o que o bando de desocupados pensa."

 Davi, apesar da pouca idade, apresenta bastante maturidade diante das responsabilidades escolares. Agora que os amigos sabem que ele faz curso de astrologia, o jovem acaba aperfeiçoando seus conhecimentos e podemos conhecer mais dos signos e das personalidades de cada personagem. Durante o andamento do curso, uma jovem chamada Milena acaba se tornando amiga dele e, além da afinidade, o rapaz começa a experimentar sentimentos até então desconhecidos. O que é muito comum nessa idade, jovens com questionamentos e sensações que podem render inúmeras reflexões.

"Não tem o menor problema uma pessoa ter dois lados, um lógico e coerente, e outro mais inquieto e sonhador. A gente tem que ter cabeça aberta sempre, com muitas gavetas, muitos espaços, muitos horizontes a serem descobertos!"

Entretanto, uma chegada inesperada traz um grande agito para essa turma. O amigo de Samantha, Gonçalo, veio de Portugal passar as férias na casa da amiga. Entre saídas e programas para deixar esse convidado bem à vontade na Cidade Maravilhosa, muitas surpresas podem rolar e mexer com toda essa galera.

"[...] Por isso, devemos perseguir um objetivo muito nobre: ser feliz sempre, todos os dias. Celebrar as grandes, as médias e as pequenas vitórias. Não é porque não é pra sempre que não pode ser eterno! A gente vive pra hoje! Então, vamos viver!!"

A Thalita Rebouças me surpreendeu bastante, primeiro pela maneira de conduzir a trama, sua forma envolvente e cativante com as palavras. É um livro bem amplo, mega indicado, que me emocionou em vários trechos e que deixou uma sensação gostosa sobre como o Davi superou seus medos, seus limites e como conseguiu amadurecer de forma linda e sincera, como se espera de todo adolescente. 


Um livro sobre descobertas, sobre a importância de aceitar quem você realmente é, sem tentar esconder seus desejos e atitudes. É muito difícil falar sobre um livro que você amou sem dar detalhes da história. Sem dúvida, é um livro leve e muito rápido de se ler.

4 comentários :

  1. Oii Luan!!
    Eu nunca parei para ler nada a respeito desse livro, não chamou minha atenção sabe, mas lendo a sua resenha, me passou a impressão de ser uma leitura despretensiosa com vários exemplos de vida.

    Beijinhos!!
    Amanhecer Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um livro maravilhoso e que me fez refletir bastante sobre diversos assuntos, principalmente a questão familiar e sobre ser você mesmo.

      Beijos!

      Excluir
  2. Gente! Adorei e já vai para lista de desejados . Beijos myl

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que se encante pelo livro assim como eu. Beijos.

      Excluir