Resenha: Laço Eterno Renascer - Renata Melo

Título: Laço Eterno Renascer
Autor (a): Renata Melo
Edição: 2017
Nº de Páginas: 200
Editora: Buqui





Sinopse: Após muitos desentendimentos e brigas, a escritora Ayre resolve se afastar de seu marido, Igor, e recomeçar sua história em Viña Del Mar. Lá ela se dedica à criação de um livro de receitas sobre a gastronomia local. Apaixonada pelo mar, Ayre foi atraída até a banca mais movimentada do mercado público da cidade chilena: uma peixaria com os melhores e mais frescos frutos do mar, sendo ali também atraída e seduzida pelos lindos olhos negros de Behnam, Empreendedor, dono de uma pousada ao lado da casa onde ela se hospedaria e filho do dono da peixaria mais famosa do mercado, Ben nunca imaginou que a encontraria ali, tão perto. Duas almas que novamente se cruzam por um sentido maior: o amor!

“ A vida é cheia de surpresas, mas o olhar de cada um, diante das circunstâncias, é o que define como o caminho será percorrido na jornada. ”



Ayre Ribeiro casou-se precipitadamente com Igor, — seu agora ex-marido — confundiu os sentimentos e as intenções, o que só contribuiu para que a relação fosse ladeira abaixo. Depois de viver anos de um casamento conturbado, resolve dar um basta na situação, antes que acontecesse algo irremediável. 

Para se reestruturar e ter um novo começo, ela parte a trabalho para Viña del Mar, no Chile. Como autora, ela recebe uma proposta para criar um livro culinário com uma visão diferente e criativa. Precisando de novos ares e novas experiências, ela entra de cabeça no novo projeto e de quebra vai conhecer um lugar belíssimo, com paisagens encantadoras e uma culinária diversificada e deliciosa.

O que ela não poderia imaginar era que, ao tentar esse novo recomeço, finalmente reencontraria com sua alma gêmea, a pessoa que sua alma ansiosamente anseia encontrar a cada novo ciclo.

“—Poder recomeçar é uma dádiva. Todos nós temos essa oportunidade na vida... (...)”


Behnam é um homem lindo e encantador, com um coração rico em generosidade e amor. Ele já foi um empresário de sucesso, mas a vida de riquezas materiais e conquistas supérfluas não o preenchiam. Por sempre sentir um inexplicável vazio, ele abandona a vida na cidade grande e retorna para a calma e harmônica pequena cidade onde nasceu e cresceu. Lá resolve empregar seu espírito empreendedor em uma aconchegante e agradável pousada, mas, ainda assim, sente-se incompleto e busca respostas alternativas, até que, pôr fim, à sua maneira, ele tem sua questão respondida. 

E qual é o tamanho da sua surpresa ao finalmente ter contato com a solução para o vazio que sempre sentiu dentro de si? Ao ver e reconhecer Ayre, quando essa entra no mercado, Behnam sabe que somente ela pode aplacar a sensação dentro dele e fará de tudo para que, dessa vez, eles possam estar juntos. Ayre sente o mesmo em relação a Ben, no entanto, por mais que desejem finalmente se entregar ao amor e o viverem plenamente, há questões que devem ser resolvidas.

Em suas vidas passadas, ambos foram separados pelo tempo, dessa vez, novamente o tempo se torna um obstáculo, eles precisam provar que evoluíram o suficiente ao longo de todas as vidas que viveram para que possam lutar e superar todos os obstáculos e inimigos. Em sua vida passada como Joaquim, Ben conseguiu evoluir e superar algumas de suas pendências, dessa vez Ayre precisará fazer o mesmo, afinal, para que eles possam estar juntos precisam evoluir. E não somente resolverem os problemas entre si, mas as questões pendentes com as almas que estão ao seu redor. 

“A cada novo ciclo, temos nossas lembranças e memórias apagadas, e renascemos apenas com os sentimentos nutridos por nós. Eles definem quem somos e são as armas para a nossa evolução ou involução. ”

Nunca sei como resenhar esses livros, pois qualquer pequeno detalhe que eu der pode se tornar um gigantesco spoiler. Mas, devo dizer que, esse livro tem cenas emocionantes que refletem perfeitamente a transformação dos personagens e a forma como isso os libertará para as existências futuras. Ayre e Ben são as melhores versões de si próprios, estão em um nível tão amadurecido e evoluído, a forma como se compreendem e completam é linda e ver como eles interagem com aqueles que também os acompanham há muitas encarnações é bastante interessante, podemos acompanhar bem as mudanças em cada um dos personagens aos longo de seus ciclos.

“— Suas ações ou reações não podem ser motivadas a partir do olhar do outro, e sim sob o próprio olhar. Você aprendeu a ter o domínio sobre a forma como o outro a afeta. ”

Um desfecho completo e belo, uma história de amor, perdão, transformação e superação. Laço Eterno Renascer traz uma belíssima história cheia de reflexões que devemos levar para a vida. Acompanhar o crescimento de cada personagem foi uma experiência muito boa. Apesar de ter que treinar minha paciência, valeu muito a pena acompanhar essa história, a forma como cada um evoluiu, aprendeu com os erros dos ciclos passados, foi inspirador. A trilogia Laço Eterno está repleta de lições positivas que nos estimula a sermos melhores e a evoluirmos junto com os personagens, aprendemos que não podemos depositar nossa felicidade e esperança nas mãos de outros, que nada está escrito em pedras e que é a forma como lidamos com cada situação  que definirá o rumo de nossa jornada. E, claro, que nunca é tarde para amar e perdoar.

Para os leitores que curtem o tema, será uma leitura rápida e deliciosa, para aqueles que assim como eu terão que se adaptar, será uma leitura um pouco complicada, pois exige de nós que tenhamos uma mente aberta, mas com certeza é o tipo de leitura que vale o esforço.

0 comentários :

Postar um comentário