Resenha: A Rebelde do Deserto - Alwyn Hamilton
Marcadores:
Distopia,
Editora Seguinte,
Fantasia,
Resenha,
Romances,
Young Adult
Título: A Rebelde do Deserto
Título Original: Rebel of the Sands
Título Original: Rebel of the Sands
Autora: Alwyn Hamilton
Nº de Páginas: 283
Edição: 2016
Editora: Seguinte 
**A Rebelde do Deserto é o primeiro volume da trilogia A Rebelde do Deserto. O segundo volume, A Traidora do Trono, foi publicado neste ano e deverá ganhar uma adaptação para os cinemas.
A presente obra tem como ambientação o deserto de Miraji e gira em torno da personagem Amani. Depois da morte dos pais, Amani vai morar indesejavelmente na casa de seus parentes distantes. A vida ao lado dos familiares não é a das melhores, mas o que realmente incomoda a jovem é a certeza de que nada de bom acontece com as mulheres que vivem na cidade de Vila da Poeira.
Inserida em uma sociedade machista e extremamente preconceituosa, o destino de Amani e o de qualquer outra mulher nascida no deserto é aceitar o que os homens ao seu redor escolhem para elas: insignificância social, casamento precoce, agressão, além do constante abuso moral e sexual. Prestes a se casar e a se tornar mais uma entre as muitas esposas do tio, Amani resolve arriscar tudo e fugir. A jovem quer uma vida diferente, quer ser reconhecida por quem é e não por seu gênero, por isso, ela se disfarça e segue em busca de um novo destino. O resultado é pura aventura, mistério, paixão e inúmeras batalhas, sejam elas tanto sociais quanto físicas. A trajetória de Amani é permeada de dor e perdas, entretanto ao lutar por um futuro diferente ela irá descobrir mais sobre si mesma e sobre seus verdadeiros sonhos.
"— Você é uma ótima mentirosa. Para alguém que não mente."
O livro nos apresenta uma história tão envolvente e com um universo tão bem construído que é quase impossível não imergir e se encantar por todos os personagens. Cabe ressaltar que, um dos principais motivos para eu ter gostado tanto desse livro foi a forma como a autora explorou as situações preconceituosas e injustas na qual as mulheres vivem, usando uma personagem principal forte, sarcástica e bastante determinada.
"Você nunca quis algo com tanta força que se tornou mais do que um simples desejo? Preciso sair desta cidade. Preciso disso tanto quanto preciso de ar."
A Rebelde do Deserto é o livro de estreia da autora e conta com uma narrativa extremamente eletrizante. O enredo apresenta uma boa ambientação que foge ao padrão dos livros de fantasia, uma vez que, a Alwyn Hamilton soube trabalhar bem os elementos dentro da narrativa, mesclando pontos de mitologia árabe, fantasia e aspectos sociopolíticos bem reais que sofrem as mulheres do Oriente, fazendo com que, ao longo do desenrolar da trama, pudéssemos perceber o amadurecimento da jovem que se transforma em uma mulher e passa a encarar os problemas com garra e luta por sua sobrevivência, não abandonando seus ideais. Recomendo demais essa leitura que foi bem marcante.
Próximo livro:
Próximo livro:
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)