Resenha: Todas As Garotas Desaparecidas - Megan Miranda

Título: Todas As Garotas Desaparecidas - (All The Missing Girls #1)
Autor: Megan Miranda
Nº de Páginas: 294
Edição: 2017
Editora: Verus
*Livro cedido gentilmente pela editora para resenha.


Sinopse: Faz dez anos que Nicolette Farrell deixou Cooley Ridge, sua cidadezinha natal, depois que sua melhor amiga, Corinne, desapareceu sem deixar rastros. De volta para resolver assuntos pendentes, Nic logo se vê imersa em um drama chocante que faz o caso de Corinne ser reaberto e remexe em antigas feridas.
Logo ao chegar, Nic descobre que seu namorado da época está envolvido com Annaleise Carter, a jovem vizinha que foi o álibi do grupo de suspeitos para a noite do sumiço de Corinne. E então, poucos dias após a volta de Nic, Annaleise desaparece.
Agora Nic precisa desvendar o desaparecimento de sua vizinha e, no processo, vai descobrir verdades chocantes sobre seus amigos, sua família e o que realmente aconteceu com Corinne naquela noite, dez anos atrás.
Todas as Garotas Desaparecidas é um suspense psicológico impactante — contado de trás para frente. Quando você pensa que está seguindo por um caminho conhecido, Megan Miranda — autora revelação no gênero do suspense — vira tudo de cabeça para baixo e nos faz questionar até onde estaríamos dispostos a ir para proteger aqueles que amamos.


"É bem verdade o que a filosofia diz: a vida só pode ser compreendida olhando-se para trás. No entanto, esqueceram-se do outro princípio: ela só pode ser vivida olhando-se para a frente." - Soren Kierkegaard.


O livro traz a história de Nicolette Farrell, que morava em Cooley Ridge, uma cidade pequena onde todos se conhecem, junto com o pai (vez que sua mãe faleceu) e o irmão Daniel. Ela namorava o Tyler e tinha como sua melhor amiga a Corinne. Até que em um certo dia Corinne desaparece sem deixar rastros e o caso gera uma grande repercussão por toda a cidade.

Em vista disso, Nic vê sua vida ficar de ponta cabeça e resolve deixar a cidade para sempre. Mas, dez anos depois, ela se sente obrigada a voltar e todas as coisas do passado começam a retornar. Ela reencontra Tyler, que agora está saindo com Annaleise Carter, a garota que foi o álibi do grupo de suspeitos no caso de Corinne. Todavia, um dia depois da chegada de Nic na cidade, Annaleise também desaparece, dando a impressão de que tudo parece estar se repetindo novamente.



A narrativa da autora é muito rápida e fluída, mas o que mais me chamou a atenção foi o fato da obra ter sido desenvolvida em ordem cronológica reversa, pois isso nos dá a impressão de que estamos sabendo de tudo, enquanto ao final percebemos que estávamos sendo enganados. No início eu achei que seria confuso esse tipo de narração, mas, depois que se acostuma, o livro se torna viciante e você não consegue parar a leitura.

Contudo, um ponto negativo do livro foi que a Megan Miranda utilizou de alguns clichês para solucionar os desaparecimentos das garotas. Porém, eu gostei de sua escrita envolvente e da construção dos personagens. Assim como era de se esperar, a obra é um puro suspense. A pequena cidade do interior tem aquele clima aconchegante e ao mesmo tempo sombrio, sendo um local que esconde muitos segredos. Os personagens que vamos conhecendo ao longo da obra apresentam atitudes suspeitas que nos deixam sempre desconfiados tornando difícil acreditar que há algum inocente.


"Eu precisava me concentrar, entender esta casa e ir embora. Antes que o passado começasse a se esgueirar pelas paredes, sussurrando por entre as vigas. Antes que saísse lentamente daquela caixa, voltando tudo até o começo."

Recomendo "Todas As Garotas Desaparecidas" para os fãs de thrillers psicológicos mais simples e que curtam mistérios voltados para a vida de pessoas comuns. Neste sentido, é só não esperar por um desfecho muito grandioso que com certeza será uma leitura bastante proveitosa.

2. Saraiva
3. Amazon

1 comentários :

  1. OOOii Luan!!
    Estou louca para ler esse livro, o meu exemplar não chega logo!!
    Fiquei mais animada ainda depois da sua resenha!

    Beijinhos!
    Amanhecer Literário

    ResponderExcluir