Resenha: Treze - FML Pepper

Título: Treze
Autora: FML Pepper
Edição: 2017

Nº de  Páginas: 406
Editora: Galera Record


Sinopse: “TREZE, o romance repleto de ação e de reviravoltas onde por detrás dos mistérios de um número encontra-se o verdadeiro amor”.
Às vésperas de cometer o maior golpe de sua vida, a cética Rebeca vai a um parque de diversões decadente e se depara com uma enigmática cartomante que, contra a sua vontade, faz uma série de previsões bizarras sobre seu futuro. Para seu desespero, todas as nefastas previsões viriam a se concretizar e a arremessariam em um furacão de perdas e de derrotas. Quando sua vida chega ao fundo do poço, circunstâncias inesperadas lhe dão a chance de um recomeço e, querendo ou não, agora Rebeca não pode desprezar a última e mais perturbadora previsão da vidente: o número TREZE, ou melhor, o décimo terceiro namorado seria o homem que traria sua salvação. Longe dele, sua existência seria apenas caos e ruína. O que Rebeca jamais poderia imaginar, no entanto, é a que a cartomante camuflaria o predestinado atrás de charadas. Dois rapazes surgem em seu caminho e se encaixam perfeitamente nas pistas, mas apenas um deles será o grande amor da sua vida. É chegada a hora de decifrar o enigma do coração ou arriscar perder tudo para sempre.


Amor? Fé? Deus? Essas palavras não significavam nada no dicionário de Rebeca Gaziri. Mas, após um evento traumático em sua infância, sua vida muda para pior, e cresce contando apenas com sua mãe — que não era exatamente uma boa influência, mas, era tudo o que tinha. A menina é criada na arte do crime, tornando-se uma hacker habilidosa e perigosa antes mesmo de atingir a maior idade. Isra, a mãe de Rebeca, nunca teve uma vida fácil, portanto, acreditar no amor e em um poder superior, para ela era bobagem, fraqueza, e assim transmitiu os mesmos sentimentos a filha. Ambas ganharam a vida aplicando golpes, entretanto, ao se meterem com um perigoso agiota, elas entram em uma jogada arriscada. Para tentar se livrarem da dívida com o pilantra, elas vão aplicar o maior e mais arriscado golpe de suas vidas, que não somente quitaria a dívida, como renderia uma vida de conforto e luxo para elas. 

Na véspera do dia em que o audaz plano seria posto em prática, Suzy, a melhor amiga de Rebeca, a leva em um decrépito parque de diversões. Aquela deveria ser a noite de despedida das duas por um longo tempo, afinal, após aplicarem o golpe, Rebeca e sua mãe precisariam deixar o país urgentemente. Suzy desejava se consultar com a cartomante do parque, madame Nadaje, porém, a cética e prática Rebeca repudia a ideia, acreditando apenas no que é concreto e real. Rebeca acredita em probabilidades e estatísticas, entretanto numa jogada do destino, ela acaba tendo seu futuro lido, e as notícias não eram lá muito animadoras... E uma pequena semente de dúvida se instala em seu íntimo, mas não profunda o suficiente para fazê-la desistir do plano. 

Seguindo em frente com o combinado, Rebeca e sua mãe acabam se dando muito mal, e mais uma vez a jovem vê seus planos e seu futuro ruírem diante de seus olhos. E assim a primeira das muitas previsões de madame Nadeje se concretiza. 

Alguns anos mais tarde, Rebeca ainda enfrenta as consequências do desastroso intento. Agora contando apenas com sua melhor amiga, ela está mudando-se novamente para uma nova cidade e prestes a começar sua segunda faculdade, — assim como a vidente havia previsto. Porém, o que mais a angustia é o fato de que se tudo estava realmente se concretizando como a velha cartomante previu, ela estava indo direto para a última e mais perturbadora previsão: o décimo terceiro homem de sua vida. Segundo madame Nadeje, o décimo terceiro homem da vida de Receba, estava predestinado a ser sua alma gêmea, aquele com quem ela teria uma vida de paz, calmaria e amor, seria seu dragão montado em um cavalo vermelho (afinal, cavalheiro de armadura reluzente montando no cavalo branco tá fora de moda). 


E como tudo o que vem fácil vai fácil, o tal homem da sua vida não poderia apenas cair de paraquedas na sua frente e terem por fim seu happy ending. Claro que não! Como se a vida de Rebeca já não fosse difícil e confusa o suficiente, aparecem dois possíveis candidato para ocupar o posto do décimo terceiro homem: Um deles é um jovem rapaz, lindo, inteligente, rico e de boa família, a palavra “PERFEITO” está escrita em maiúsculas gritantes em sua testa. O outro, um jovem com um coração gigantesco, que sofre as consequências de uma atitude imprudente tomada em um momento de fúria cega.

Em Treze, acompanharemos a história de uma jovem que teve sua vida virada do avesso e por conta disso seus sentimentos acabaram atrofiados, pois só conheceu o que era palpável e real. A fé e o amor nunca lhe foram apresentados até que uma mulher desconhecida que, aparentemente ganhava a vida lendo a sorte dos outros, muda seu destino. Rebeca é jogada em uma grande provação, deverá efim conhecer a grandiosidade e a magnitude da fé e o poder de transformação do amor. 

Bem, vamos lá as minhas impressões do livro: primeiro ponto, a escrita da FML Pepper, amadureceu muito, é evidente a evolução dela como autora, os diálogos estão muito melhores, mais encorpados e colocados na hora certa. Isso foi um fato que me incomodou muito em Não Pare, os diálogos eram vagos e até mesmo fora de hora e sem sal. Segundo ponto: os personagens apresentam muito mais personalidade, estão melhores construídos. Terceiro ponto: a pesquisa que a autora fez para ambientar o livro foi maravilhosa, ela tem propriedade do que está falando e conseguiu encaixar muito bem os fatos. Quarto ponto: a mensagem que ela escolheu passar foi muito bonita e emocionante, dentro do que ela se propôs a escrever coube muito bem e de fato me tocou.

Ponto negativo: ao meu ver  foi o fato da autora ter escorregado um pouco no clichêrismo. Ok que hoje em dia é difícil não cair, mas, em diversos momento eu me vi lendo outra história e isso me incomodou um pouco. Fora isso é uma ótima leitura. Apesar de o livro ter umas 406 páginas, a leitura flui muito rápido e é fácil de ser compreendida, criando uma leitura fluida.

Livro mais do que indicado!




1. Amazon
3. Saraiva

1 comentários :