Resenha: O Presente do Meu Grande Amor (Doze Histórias de Natal) - Stephanie Perkins e Outros Autores

Título: O Presente do Meu Grande Amor (Doze Histórias de Natal)
Autor (a): Stephanie Perkins (Organização) & Outros Autores
Edição: 2014
Nº de Páginas: 352
Editora: Intrínseca


Sinopse: Se você gosta do clima de fim de ano e tudo o que ele envolve, presentes, árvores enfeitadas, luzes pisca-pisca, beijo à meia-noite, vai se apaixonar pelo livro. Nestas doze histórias escritas por alguns dos mais populares autores da atualidade, há um pouco de tudo, não importa se você comemora o Natal, o Ano Novo, o Chanucá ou o solstício de inverno. Casais de formam, famílias se reencontram, seres mágicos surgem e desejos impossíveis se realizam. O pessimismo não tem lugar neste livro, afinal o Natal é época de esperança.

O livro "O Presente do Meu Grande Amor" é composto por doze contos, escritos por 12 autores diferentes e cada um deles aborda as comemorações do fim de ano, como o Natal, o Ano Novo e até mesmo o Hanucá.



1. MEIAS-NOITES - Rainbow Rowell

Esse conto narra a história de Mags e Noel. Os dois se conheceram em uma festa de ano novo e desde então vivem se encontrando nessa mesma data. Uma enorme coincidência, não? Os dois formam uma combinação um pouco estranha: Noel é alérgico a morango, kiwi, nozes e frutos do mar; já Mags adora dançar, é mais reservada e sempre está pronta para salvá-lo dos alimentos que causam alergia. E a cada ano que se passa, a cada reencontro, surge a esperança de um beijo durante a virada, porém, nem sempre conseguimos perceber que alguém muito próximo da gente possa nutrir um interesse a mais.

2. A DAMA E A RAPOSA - Kelly Link

Esse é um conto mais lúdico e que divide a opinião de alguns leitores: ou você ama ou odeia. Com ele não existe um meio termo. Nesse conto acompanhamos Miranda que sempre passa seu ano novo na casa dos Honey Well. Porém, em um desses anos ela conhece, de maneira inesperada, Felly. Ele é um jovem repleto de regras e que só aparece quando neva. Quando um novo sentimento começa a surgir, Miranda está decidida que precisa conhecê-lo melhor, assim como desvendar alguns de seus segredos.

3. ANJOS DA NEVE - Matt de la Peña

O Natal muitas vezes costuma a ser sinônimo de festas, união e muita companhia, mas esse não é o caso de Shy, um rapaz que fica sozinho no apartamento de seu chefe durante o feriado. Tudo começou quando ele aceitou cuidar de Olive, a gata de seu chefe. Em tese era para ser uma tarefa simples, sem muitas complicações, mas ao notar que está sem nenhum recurso, que os armários estão vazios e que uma nevasca o impede de sair na rua, a situação parece se complicar. As chances de aquele ser o pior Natal do mundo são grandes, afinal Shy está passando o Natal sozinho (exceto com a companhia da gata) e não tem nada para comer. Mas uma visita inesperada pode mudar o curso dessa noite.

4. ENCONTRE-ME NA ESTRELA DO NORTE - Jenny Han

Natalie pode se considerar uma garota sortuda, pois ela foi adotada pelo Papai Noel. Quem não gostaria de viver junto dele no Polo Norte e com a companhia dos duendes? Contudo, apesar de todos os pontos positivos de sua vida, Natalie sabe que ela é diferente, afinal de contas, ela é uma humana e as coisas não se tornam mais fáceis quando ela percebe que nute uma paixonite secreta por seu Flynn, que é um duende e seu melhor amigo.

5. É UM MILAGRE DE YULE, CHARLIE BROWN - Stephanie Perkins

Marigold é uma jovem que vive junto de sua mãe em um apartamento lotado de coisas e não vê a hora de se mudar novamente. E sua grande esperança para realizar os seus sonhos é o seu canal no YouTube. Ela publica curtas de animação de comédia em seu canal e como o seu sucesso está aumentando a cada dia, ela acredita que logo irá atrair atenção de algum dos muitos estúdios de Atlanta. Para tanto, Marigold sempre conta com a ajuda de seus amigos quando precisa de vozes para seus curtas, mas, durante uma venda de árvores naturais para o Natal, ela se encanta com a voz de North. Ele seria perfeito para um de seus curtas, ou melhor, a voz dele. Mas como abordar alguém que ela não conhece? Esse vai ser um desafio e tanto.

6. PAPAI NOEL POR UM DIA - David Levithan

Quando se ama alguém é preciso fazer alguns esforços e sacrifícios, certo? Com isso em mente que Connor pede ajuda de seu namorado, que é judeu para se fantasiar de Papai Noel, afinal de contas isso é algo muito importante para sua irmã mais nova, além de preservar a ingenuidade infantil dela. Inicialmente o namorado de Connor não gosta muito da ideia, ele acredita que não vai conseguir interpretar muito bem o papel do bom velhinho. Mas, em nome no amor as pessoas são capazes de fazer certas coisas, o que inclui se fantasiar de Papai Noel. Porém, se vestir de Papai Noel não é uma tarefa simples como ele havia imaginado, que acabou se tornando uma missão cheia de contratempos.

7. KRAMPUSLAUF - Holly Black

Penny era a namorada de Roth, ou era assim que ela pensava até descobrir que ele estava se encontrando com uma outra garota. A traição de seu namorado e o tratamento do pessoal da Escola Mossley, faz com que Penny e suas amigas decidam fazer uma festa de ano novo e convidá-los. Essa seria a oportunidade perfeita para desmascarar o traidor do Roth na frente de todos. Contudo, a chegada de um estranho garoto fantasiado de Kampus, o companheiro demoníaco do Papai Noel, pode mudar o rumo dos acontecimentos.

8. O QUE DIABO VOCÊ FEZ, SOPHIE ROTH? - Gayle Forman

Sophie é uma garota que deixou New York, a cidade que nunca dorme, para estudar em uma universidade campestre e essa mudança de ambiente pode ser mais significativa do que ela havia imaginado. Ela não consegue se adaptar direito, é considerada como uma estranha, está cansada de sempre se desculpar e não poder ser irônica. Os meses se passam e faltando poucos dias para voltar para casa ela conhece Russell, um garoto que parece ser treinado par irritá-la. Porém, depois de muita conversa eles percebem que tem mais coisas em comum do que imaginam, ele parece ser o único daquele lugar que a compreende.

9. BALDES DE CERVEJA E MENINO JESUS - Myra McEntire

Vaughn pode ser considerado como um rapaz de péssima reputação e isso apenas aumenta após ele botar fogo no celeiro da igreja. Como forma de tentar reparar o seu erro, ele é obrigado a trabalhar voluntariamente para reconstruir tudo que tinha sido perdido; era isso ou ir para a cadeia. E com o passar do tempo, mesmo sabendo que não deve, ele começa a se envolver com Grace, a única que o trata com simpatia e que também é filha do pastor. Quando chega a tão aguardada peça, vários imprevistos ocorrem e o garoto encrenqueiro faz de tudo para ajudar a salvar o dia.

10. BEM VINDO A CHRISTMAS, CALIFÓRNIA - Kiersten White

Existem algumas cidades ao redor do mundo chamadas Christmas e em uma delas mora uma garota chamada Maria. Meio clichê, não é? Maria é uma jovem que trabalha na lanchonete de seus pais e como se trata de um negócio familiar ela não recebe salário, o que aumenta a sua vontade/plano de se formar e ir embora. Todo dinheiro que ela possuiu são a gorjetas que recebe dos clientes. E quando seus pais decidem contratar Ben, o novo cozinheiro, ele a surpreende por cozinhar sem os pedidos, é como se adivinhasse o que cada cliente deseja. Inicialmente a relação deles não é a mais amigável de todas, mas o passar do tempo faz com que Maria passe a olhar para o cozinheiro com outros olhos. A presença de Ben faz o coração da jovem bater mais forte e isso levanta uma dúvida: ela ainda quer ir embora ou finalmente encontrou o seu lar?

11. ESTRELA DE BELÉM - Ally Carter

O começo desse conto se passa em um aeroporto onde Hulda está para tentar trocar suas passagens. Ela deseja desesperadamente viajar para New York, mas, infelizmente, não há mais lugares disponíveis. Durante toda essa confusão de conseguir novas passagens, Liddy estava observando tudo quando decidiu agir: ela aceitou trocar sua passagem com a de Hulda, ou seja, isso significa que ela agora vai viajar para um destino completamente novo e parece não se importar com os detalhes. Ao chegar no novo destino, Liddy se depara com uma situação inesperada, mas não há nada que ela possa fazer exceto entrar no jogo. Depois de alguns dias vivendo em um novo lugar, com uma nova família, a moça começa a se sentir culpada por suas mentiras e não acredita que seja correto continuar agindo de maneira tão errada.

12. A GAROTA QUE DESPERTOU O SONHADOR - Laine Taylor

Na Ilha das Penas os homens têm o costume de presentear suas pretendentes durante todos os vinte quatro dias do Advento, e caso uma pretendente não aceite o compromisso, ela deve deixar uma flor morta no lugar do presente. Neve já tinha sofrido muito com a perda de Ivan e Jathry, os gêmeos e, ainda por cima, ela não se sente feliz e satisfeita com a maneira que ela anda levando sua vida. Sem demostrar nenhum interesse pelos rapazes da ilha, Neve morre de medo de se depara com algum presente deixado pelo reverendo, um homem extremamente desprezível que já perdeu três mulheres. Infelizmente, o medo de Neve acaba se tornando realidade e em uma medida extrema ela recorre a Wisha, também conhecido como Sonhador, um ser que todos da ilha evitam, mas é o único que pode ajudá-la.


De um modo geral, esse livro é repleto de amor. São vários casais, o romance aqui é predominante, porém, também trata de assuntos relacionados aos jovens adultos no que se refere a essa pressão de decidir sobre a vida, de ter tudo pronto e definido. É também sobre família, sobre superação, amizade e magia.

Uma das coisas que mais gostei foi que através desse livro de contos, eu tive a oportunidade de conhecer a escrita de outros autores como Rainbow Rowell, David Levithan, Laine Taylor, Holly Black, entre outros. Contudo, houveram alguns contos que não me agradaram pelo fato de serem  entediantes.

Mas, apesar de algumas ressalvas, achei a leitura agradável, um livro bem fofo para quem está a fim de ler histórias natalinas diversas com finais felizes.


1. Saraiva
2. Amazon




0 comentários :

Postar um comentário