Resenha: Erros... nas entrelinhas - Brenda Ripardo

Título: Erros... nas entrelinhas
Autora: Brenda Ripardo
Edição: 2015
Nº de Páginas: 305
Editora: PenDragon

Sinopse: Samantha é a atual capitã do time das lideres de torcida e namora Devin, o quarterback do time de futebol. Mas sua vida nem sempre foi assim, há pouco tempo atrás, ela era o tipo de garota insensível.

Logo no primeiro dia de aula, ela conhece Benjamin, o garoto recém-chegado na cidade, cujo contato inspirador, lhe desperta o amor pela música, que há anos permanecia adormecida.

Benjamin é diferente, envolvente, e faz com que os sentimentos de Samantha em relação a ele cresçam. Embora ela tente lutar contra siso, o destino parece sempre querer uni-los.

Esse intenso envolvimento a deixa certa de que ele é o seu verdadeiro e único amor. Entretanto, nada parece estar a salvo, pois Samantha acaba cometendo erros e ferindo sentimentos das pessoas que a cercam.

Ela aprenderá que os segredos nem sempre estão seguros e que tomar certas decisões, podem trazer sérias consequências.

*Resenha feita por Renata Thomaz.

Um excelente livro para leitura juvenil, que mostra os erros e acertos inerentes à juventude. Erros esses que colaboram no crescimento do caráter e construção da personalidade do indivíduo. 

Samantha viveu boa parte de sua infância sem popularidade e sem chegar perto das pessoas que lhe interessavam. Chega ao ensino médio como capitã das líderes de torcida, namora o mais cobiçado garoto do colégio, que por sinal é o melhor jogador do time da escola.

“O ensino médio pode ser bastante arrebatador e intimidador quando você não tem controle sobre as coisas.
[...] Olho para o teto e respiro fundo, me lembro quem sou: Samantha Lewis, a capitã das líderes de torcida, a garota mais popular da escola. Eu sou a rainha, e a escola é o meu reino.”

Seus dias são de ir ao colégio, se reunir com sua turma que é a mais famosa da escola e possui suas peculiaridades, na falsa amizade, no melhor amigo que também é o melhor amigo de seu namorado, em não ter uma melhor amiga e também, em estar junto de todos e mesmo assim sentir-se solitária.

Como toda menina na idade de 16 anos, Samantha possui algumas qualidades que faz muito bem, e cantar é uma delas, entretanto, fatos importantes ocorrem tirando sua estima pela música e o canto.

Benjamin, novo na escola, mudou-se a pouco tempo, e não é nada conhecido. A partir de um esbarrão, passa ser notado pela mais famosa do colégio e, por causa de seus olhos azuis oceânicos, a faz sentir borboletas no estômago, fato que mexe muito com seus pensamentos e vida.

“Paige disse que você vai cantar ao vivo hoje. [...] – O que? – Pergunto boquiaberta.
[...] Ela fez isso porque quer me ferrar e sabe que vou desistir de me apresentar [...] Apresso meu passo e sem querer esbarro em Benjamin. [...]
– O que aconteceu?
– A minha melhor amiga armou pra mim.[...]”

Entre erros e acertos, Samantha vive o dia a dia de uma adolescente, que está formando sua personalidade.

Conhecer Benjamin foi seu melhor acerto e maior erro também, tendo sua ingenuidade nas maldades de “amigos” e os interesses opostos dos que os cercavam, o amor dos dois não foi capaz de superar os erros cometidos. Armações, intrigas e a fragilidade da personagem Samantha, que sempre se deixa levar pela emoção do momento (como todo bom jovem que sempre experimenta novas opções), trai seu amor sem ao menos pensar que seria descoberta.

“[...] – Quero ter um relacionamento saudável com você e creio que continuar a andar com eles não vai fazer isso funcionar. Não vai fazer nós funcionarmos.
– Por que acha isso? – quer saber.
– Eles usam drogas, bebem bebidas alcoólicas, e eu também faço isso. Ou pelo menos fazia. – Engulo em seco e faço uma pausa. – Uso maconha, LSD, cocaína... – encolho os ombros.”

Ao confessar a Benjamin como é sua vida famosa com seus “amigos”, Samantha admite que tem uma vida errada e pretende mudar isso. Mas, a fama, as glórias junto desses amigos, ela não está preparada para perder.

A escrita da Autora é leve e mostra todas as nuances que os jovens passam em seus medos de apaixonar-se, nas descobertas de mentiras e como lidar com elas, no tratamento da traição, e como a trair s atinge pessoas que não gostaria de magoar. 

Excelente a maneira abordada para o tema drogas, que em certo ponto do livro é levado ao extremo como válvula de escape para torturas do dia a dia impostas por tomadas de decisões erradas e, melhor ainda, é a atuação da família que ora deixa Samantha ter suas escolhas e ora se faz presente no sentido de educar e dizer a ela que não está sozinha.

A leitura dá a sensação de estar com um diário de uma adolescente que viveu com muita intensidade sua juventude e começa a firmar sua vida adulta com uma personalidade coerente para saber distinguir com perfeição o que é certo e o que é errado e, principalmente, o que ela quer para sua vida.

Minha indicação é de cinco estrelas, este é um bom livro para ser difundido para os jovens, é gostoso de ler, e aborda temas vividos por eles de uma forma lúdica.

Próximo livro:




1. Amazon (e-Book)
2. Pendragon

0 comentários :

Postar um comentário