Resenha: Coração? - Gail Carriger

Título: Coração?
Série: O Protetorado da Sombrinha:
Autor (a): Gail Carriger
Edição: 2016 
Nº de Páginas: 320
Editora: Valentina


Sinopse: Lady Maccon, a sem alma, está às voltas com uma nova conspiração, só que, desta vez, ela não é o alvo. Quando um fantasma enlouquecido revela que há um complô planejando um atentado contra a vida da rainha, a preternatural começa a investigar e segue uma pista que a leva a esquadrinhar, cada vez mais, o passado do marido. Como se não faltasse mais nada, ela ainda tem que lidar com uma irmã que resolveu participar do movimento sufragista (quanta ousadia!), o mais recente dispositivo mecânico de Madame Lefoux e uma praga de porcos-espinhos zumbis que mal lhe dão tempo de se lembrar de que, por acaso, está no oitavo mês de gestação.
Será que Alexia conseguirá descobrir quem está tentando matar a Rainha Vitória, antes que seja tarde demais? Seriam os vampiros outra vez ou algum traidor em pele de lobo? E o que é, exatamente, essa criaturinha que resolveu aparecer no segundo melhor closet de Lorde Akeldama, na pior hora possível?


Alexia Maccon está em seu oitavo mês de gestação, com uma imensa e redonda barriga, andando feito uma pata, mas nem mesmo assim ela consegue parar quieta. Após chegar a um acordo juntamente com seu marido, Lorde Maccon, o alfa da alcateia de Woolsey, e Lorde Akeldama, eles encontram uma forma de neutralizar a ameaça dos vampiros contra sua vida e a do bebê. Não é exatamente uma opção que agrade a preternatural ou mesmo ao seu marido, porém, é um mal necessário. Sendo, assim, com o fim das ameaças ela deveria poder gozar de um período tranquilo, entretanto, se a confusão não acha a Alexia, Alexia acha a confusão.

" - Bom, nós sabemos que, embora os vampiros receiem o que seu filho pode vir a ser, são inteligentes o bastante para saber que, se educado com as devidas precauções, até mesmo o maior predador nato saberá se comportar civilizadamente. A senhora, por exemplo. Lady Maccon arqueou a sobrancelha. O marido soltou um bufo."

Eis que um fantasma, já perdendo a lucidez, aparece bem no meio da sala de Alexia e começa a falar coisas aparentemente sem sentido. A Preternarutal e Mujah da Rainha Victória, não perde tempo e logo começa a tentar desvendar as palavras do fantasma. Se estiver certa, a Rainha pode estar correndo grande risco de vida. Logo, ela alerta seu marido que, além de alfa da alcateia, também é o chefe do DAS, e aos demais membros do Conselho Paralelo. E como não suporta ficar sentada esperando que os outros lhe tragam a solução, ela arregaça as mangas e vai a própria mesma procurar as pistas e provas de que precisa. 

Mesmo com o equilíbrio comprometido por conta da gigantesca barriga, ela não para de zanzar pelas ruas de Londres, que acabam por levá-la a esbarrar em uma pista que irá obrigá-la a remexer em uma história antiga, cheia de segredos e mal resolvida, que envolve o passado de seu marido e a forma como ele acabou se tornando o alfa de sua atual alcateia. Mas será essa a pista que a levará a resolver esse mistério, ou ela cometeu um equívoco?

Novamente Gail Carriger consegue se superar neste quarto volume de O Protetorado da Sombrinha. A autora nos revela segredos bombásticos que fariam as línguas mais afiadas da sociedade vitorianas se contorcerem para contar ao mundo sobre. Com sua escrita primorosa e muito bem atada, a autora nos guia por um novo mistério que nos deixa curiosos e cativos, nos sentimos a própria Alexia tentando desvendar esse mistério. No entanto, claro que Gail surge com uma reviravolta na trama e fecha com um final lindo, que aguça nossa curiosidade para ler o próximo volume que, infelizmente, é o último da série.

Sobre os personagens: Alexia, sempre minha queridinha, é uma mulher empoderada, corajosa e a frente de seu tempo, com uma inteligência invejável e sua sagacidade afiada. A mulher em momento algum se deixa esmorecer, mesmo as vésperas do parto ela está em plena atividade, e nunca se deixa enganar ou desviar de seus objetivos. Uma personagem completa que preenche muito bem cada página e que não necessita de complementos ou mocinhos valentes que resolvam seus problemas, muito pelo contrário! 

Lorde Conall Maccon, como sempre, um lobisomens escocês temperamental, que é um grandalhão amorzinho, que mesmo não estando presente em todas as cenas, as que aparece faz com que valha a pena. Um marido carinhoso e dedicado, um alfa comprometido e leal. A cada livro só me apaixono ainda mais por ele, pela forma como cuida de Alexia, mas não tira sua autonomia, apenas cuida para que ela esteja segura. Suas cenas juntos são sempre cômicas e calientes, afinal, o lobisomem ama fogosamente sua esposa. E mesmo que neste livro não haja tantas cenas quentes, ele consegue manter a relação aquecida e cheia de afeto.

Lorde Akeldama, um personagem sempre misterioso e cheio de segredos, começa a revelar pequenas pistas sobre si e seu passado. Durante a trama somos apresentados a diversos personagens secundários que tem seu nível de importância. Mas, definitivamente a grande surpresa desse livro vem por parte do Professor Randolph Lyall. Desde o primeiro volume ele esteve presente, embora sempre se mostrando um personagem muito culto, de grande conhecimento e sabedoria, que sempre ficava a margem, procurava não chamar atenção para si, passar despercebido. Porém, desde o terceiro volume começamos a ver uma nova faceta de Lyall, e agora nesse livro... QUE TIRO FOI ESSE? Bem, que dizem que se deve desconfiar dos quietinhos! Hahaha....

No mais, só posso dizer que, para aqueles que gostam de fantasia, romance de época, aventura e comédia, essa história é um prato cheio e completo. Um leitura deliciosa, de dar água na boca.

0 comentários :

Postar um comentário