Resenha: Simon vs. a agenda Homo Sapiens (Com Amor, Simon) - Becky Albertalli

Título: Simon vs. a agenda Homo Sapiens (Com Amor, Simon)
Autora: Becky Albertalli
Edição: 2016
Nº de Páginas: 272
Editora: Intrínseca


Sinopse: Simon tem dezesseis anos e é gay, mas ninguém sabe. Sair ou não do armário é um drama que ele prefere deixar para depois. Tudo muda quando Martin, o bobão da escola, descobre uma troca de e-mails entre Simon e um garoto misterioso que se identifica como Blue e que a cada dia faz o coração de Simon bater mais forte. Martin começa a chantageá-lo, e, se Simon não ceder, seu segredo cairá na boca de todos. Pior: sua relação com Blue poderá chegar ao fim, antes mesmo de começar. 
Agora, o adolescente avesso a mudanças precisará encontrar uma forma de sair de sua zona de conforto e dar uma chance à felicidade ao lado do menino mais confuso e encantador que ele já conheceu.
Uma história que trata com naturalidade e bom humor de questões delicadas, explorando a difícil tarefa que é amadurecer e as mudanças e os dilemas pelos quais todos nós, adolescentes ou não, precisamos enfrentar para nos encontrarmos.

"É que às vezes parece que todo mundo sabe quem eu sou, menos eu."

O livro traz a história de Simon, que está no ensino médio e precisa sair do armário. Já faz um tempo que ele descobriu que é gay, entretanto, nosso protagonista não sabe como assumir o fato perante sua família e amigos.

"É uma caixa gigantesca cheia de constrangimento, e não vou fingir que anseio por esse dia. Mas provavelmente não seria o fim do mundo. Não para mim."

O problema de Simon não é o medo de não ser aceito, já que ele é muito bem resolvido quanto a isso,  mas por temer se assumir publicamente, afinal, o jovem não entende porque precisa anunciar a sua orientação sexual enquanto homens e mulheres héteros não precisam fazer o mesmo (Fica aqui o espaço para você leitor refletir!).

"Mas estou cansado de sair do armário. Tudo que eu faço é sair do armário. Tento não mudar, mas estou sempre vivendo essas pequenas mudanças."

Todavia, o ponto principal da trama é que, em meio a tantas dúvidas, medos e inseguranças, Simon vai fazer um amigo virtual que mudará completamente a sua vida. E isso acontece logo depois que ele faz a leitura de uma publicação anônima sobre homossexualidade no tumblr da escola.

Simon, então, resolve se comunicar com o escritor secreto, conversando com ele sobre o que não fala abertamente com mais ninguém: o fato de ser gay e todas as implicações que esse título, muitas vezes usado de forma pejorativa, pode causar​ na vida de um jovem. O laço entre os dois vai crescendo lentamente, passando de amizade para algo cada vez mais envolvente e apaixonante.

"Provavelmente, nunca vou ter um namorado. Estou ocupado demais tentando não me apaixonar por alguém que não é real."

Porém, o único problema é que eles não se sentem seguros para marcar um encontro cara a cara, ainda mais agora que Simon está sendo chantageado na escola por alguém que viu seus e-mails com o Blue, seu amigo secreto. Ou seja, entre sair do armário, ter um possível namorado virtual, enfrentar o mundo e os valentões do colégio, e ter que lidar com suas inseguranças, podemos dizer que a vida de Simon está uma verdadeira confusão. No entanto, isso só deixa evidente que será ainda mais incrível acompanhar a jornada desse jovem lutando por suas convicções, valores e sonhos.


Simon vs. a agenda Homo Sapiens é um livro muito fofo e foi uma ótima surpresa, pois a leitura me envolveu e encantou do início ao fim. A autora soube trazer um tema tabu e o abordar de forma leve e reflexiva, além de criar personagens bem carismáticos.

A narrativa é incrível e a personalidade do Simon é extremamente cativante. Indico a leitura desse jovem adulto. E, apesar do enredo ser bastante clichê e previsível, não dá para negar que se trata de uma leitura divertida, emocionante e absolutamente contagiante.

*O romance de Becky Albertalli foi adaptado para o cinema e traz no elenco principal: Nick Robinson, Katherine Langford (a Hanna de 13 Reasons Why), Josh Duhamel e Jennifer Garner. O filme tem previsão de lançamento no Brasil em 05 de abril de 2018.

**Trailer do Filme:


Livro com a Capa do Filme:





0 comentários :

Postar um comentário